Papa Francisco beatifica Paulo VI

Papa Paulo VI tornou-se beato neste domingo, 19 / Foto: Reprodução CTV
O Papa Francisco proclamou beato o Papa Paulo VI neste domingo, 19, em cerimônia presidida na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia começou por volta de 10h30 (6h30 no Brasil). O postulador da causa de beatificação, padre Antonio Marrazzo, leu a biografia de Paulo VI. Com a leitura da fórmula de beatificação, em latim, Francisco elevou Giovanni Battista Montini, o Papa Paulo VI, à honra dos altares.
Foi realizada, então, a procissão da relíquia do beato, que é a malha de lã ensanguentada após a agressão que Paulo VI sofreu em Manila em 1970.
O rito de beatificação foi seguido da Santa Missa, em que Francisco destacou a coragem desse cristão.
“A respeito deste grande Papa, deste cristão corajoso, deste apóstolo incansável, diante de Deus hoje só podemos dizer uma palavra tão simples como sincera e importante: Obrigado! Obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja!”, disse na homilia.
Francisco também anunciou que a festa litúrgica do novo beato será dia 26 de setembro, data do seu nascimento.
Como já havia sido anunciado, estava presente na celebração o Papa Emérito Bento XVI, que foi criado cardeal por Paulo VI.
A beatificação de Paulo VI acontece no dia em que se encerra a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que tem como tema a família: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Foi Paulo VI que instituiu o Sínodo dos Bispos em 1965.
Francisco e Bento XVI juntos na beatificação de Paulo VI / Foto: Reprodução CTV
Francisco e Bento XVI juntos na beatificação de Paulo VI / Foto: Reprodução CTV

Canção Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente