Em Acari, SEMEC realizará Fórum Municipal de Gestão e Liderança Escolar

O Fórum contará com as presenças dos gestores das redes municipal, estadual e filantrópica de ensino de Acari e resultará na formação de uma rede de ensino público comprometido com o social.
 
Em breve, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Acari promoverá o III Fórum Municipal de Gestão e Liderança Escolar, direcionado às equipes gestoras das redes de ensino municipal, estadual e filantrópico do município de Acari, extensivo aos municípios parceiros nas formações (Cruzeta e Carnaúba dos Dantas).

O fórum terá duração de 03 dias, que debaterão temáticas voltadas à gestão escolar, e tem por objetivo principal reunir as experiências gestoras para se construir e divulgar os melhores padrões de gestão escolar nas redes de ensino do município de Acari e municípios participantes. Será um momento para que os gestores escolares e suas equipes reflitam acerca da árdua tarefa que é a do gestor escolar, em tempos que a educação nacional tem suas portas abertas a todos, com uma diversidade cultural, que muitas vezes se vê impotente diante de tantos problemas que assolam o espaço escolar.

De início, o fórum contará com a participação de 11 (onze) escolas acarienses: Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo, Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, Escola Estadual Tomaz de Araújo, Manaain, Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, Escola Municipal Major Hortêncio de Brito, Escola Municipal Cipriano Santa Rosa, Escola Municipal Professora Porfíria Pires, Creche Municipal Maria de Fátima Araújo, Escola Municipal Cantídia Auda Pires, Centro Municipal de Ensino Rural (com 05 unidades escolares), num total de 26 participantes.

Em se tratando de educação de escola pública, todas essas unidades possuem um ponto em comum: promover ensino público sério e responsável, de modo a fortalecer a vida dos alunos para futuramente alcançarem excelentes resultados na vida.

O fórum é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio total da Prefeitura Municipal de Acari, para o fortalecimento da gestão escolar, e será dividido em duas etapas, a primeira ocorrerá no início do ano letivo, através de três encontros, e no decorrer do ano letivo de 2015, dividido em dez encontros mensais, que abordarão temas diversificados, além da entrega de certificação ao final do último encontro.

As temáticas serão focadas em duas correntes, a primeira haverá uma identificação dos principais processos de gestão que impactam no resultado e, a segunda, voltada para a liderança na escola; a identificação da condução do trabalho em equipe; da resolução de problemas e da gestão de crise; enfatizando, em larga escala, cultura e clima organizacionais; violência escolar; plano nacional e municipal de educação; dimensões da gestão escolar; rotina escolar; o trio gestor; projeto político pedagógico; legislação; políticas públicas da educação; formação docente, entre outras que serão abordadas conforme a necessidade.

A metodologia do fórum, em sua totalidade, será baseada em palestras, mesas redondas, viagem de estudo, indicação para leitura de livros na área, fórum, aulas expositivas, resumos, relatório, seminários, etc.

Para o Professor Josias Ivo de Sousa, Secretário Municipal de Educação e Cultura, o fórum será fundamental para a troca de experiências, inovações, fundamentação e visão para a efetivação de ensino público de boa qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Prefeito de Nísia Floresta: “Voto em Rogério Marinho por tudo que ele fez pela nossa cidade”