Em Acari, SEMEC realizará Fórum Municipal de Gestão e Liderança Escolar
O Fórum contará com as presenças dos gestores das redes municipal, estadual e filantrópica de ensino de Acari e resultará na formação de uma rede de ensino público comprometido com o social.
Em breve, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Acari
promoverá o III Fórum Municipal de Gestão e Liderança Escolar,
direcionado às equipes gestoras das redes de ensino municipal, estadual e
filantrópico do município de Acari, extensivo aos municípios parceiros
nas formações (Cruzeta e Carnaúba dos Dantas).
O
fórum terá duração de 03 dias, que debaterão temáticas voltadas à
gestão escolar, e tem por objetivo principal reunir as experiências
gestoras para se construir e divulgar os melhores padrões de gestão
escolar nas redes de ensino do município de Acari e municípios
participantes. Será um momento para que os gestores escolares e suas
equipes reflitam acerca da árdua tarefa que é a do gestor escolar, em
tempos que a educação nacional tem suas portas abertas a todos, com uma
diversidade cultural, que muitas vezes se vê impotente diante de tantos
problemas que assolam o espaço escolar.
De início, o fórum contará com a participação de 11 (onze) escolas acarienses: Escola
Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo, Escola Estadual Dr. José
Gonçalves de Medeiros, Escola Estadual Tomaz de Araújo, Manaain, Escola
Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, Escola Municipal
Major Hortêncio de Brito, Escola Municipal Cipriano Santa Rosa, Escola
Municipal Professora Porfíria Pires, Creche Municipal Maria de Fátima
Araújo, Escola Municipal Cantídia Auda Pires, Centro Municipal de Ensino
Rural (com 05 unidades escolares), num total de 26 participantes.
Em
se tratando de educação de escola pública, todas essas unidades possuem
um ponto em comum: promover ensino público sério e responsável, de modo
a fortalecer a vida dos alunos para futuramente alcançarem excelentes
resultados na vida.
O
fórum é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com
o apoio total da Prefeitura Municipal de Acari, para o fortalecimento
da gestão escolar, e será dividido em duas etapas, a primeira ocorrerá
no início do ano letivo, através de três encontros, e no decorrer do ano
letivo de 2015, dividido em dez encontros mensais, que abordarão temas
diversificados, além da entrega de certificação ao final do último
encontro.
As
temáticas serão focadas em duas correntes, a primeira haverá uma
identificação dos principais processos de gestão que impactam no
resultado e, a segunda, voltada para a liderança na escola; a
identificação da condução do trabalho em equipe; da resolução de
problemas e da gestão de crise; enfatizando, em larga escala, cultura e
clima organizacionais; violência escolar; plano nacional e municipal de
educação; dimensões da gestão escolar; rotina escolar; o trio gestor;
projeto político pedagógico; legislação; políticas públicas da educação;
formação docente, entre outras que serão abordadas conforme a
necessidade.
A
metodologia do fórum, em sua totalidade, será baseada em palestras,
mesas redondas, viagem de estudo, indicação para leitura de livros na
área, fórum, aulas expositivas, resumos, relatório, seminários, etc.
Para o Professor Josias Ivo de Sousa, Secretário Municipal de Educação e
Cultura, o fórum será fundamental para a troca de experiências,
inovações, fundamentação e visão para a efetivação de ensino público de
boa qualidade.
Comentários