Igreja celebra 15 anos da beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN  (Foto: Wagner Varela )

A Arquidiocese de Natal celebra nesta quinta-feira, dia 5 de março, os 15 anos da memória da beatificação dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros.

Para celebrar a data, uma programação festiva será realizada em dois momentos. A primeira, no próprio dia 5, com a ordenação sacerdotal dos diáconos Erivan Júnior e Wagner Martins, às 18h, na Catedral Metropolitana de Natal. Já a segunda, será uma celebração eucarística, no dia 15 de março, às 10h, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa São João Paulo II no dia 5 de março de 2000 na Praça de São Pedro, no Vaticano.

No território da Arquidiocese de Natal, ainda existem três Paróquias dedicadas aos Mártires: Beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro Planalto; Beato Mateus Moreira, no bairro Cidade Verde, e Beato André de Soveral, em Emaús. Há, ainda o Santuário dedicado Bem Aventurados Mártires, no bairro de Nazaré, zona oeste de Natal.

Devoção
Na Arquidiocese de Natal, há celebrações em memória dos Mártires também no mês de julho. Acontece na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama. Em outubro, a festa acontece no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, para onde se deslocam milhares de pessoas, especialmente no dia 3, bem como no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal.

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado no Rio Grande do Norte. A data da festa litúrgica em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil, é 3 de outubro.

Do G1 RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações