Qual a origem do Dia Internacional da Mulher?


DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_03_05_002

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. 

“Não me lembro se foi na Inglaterra que houve uma revolução das mulheres. Elas estavam lutando pelos seus direitos. Houve um massacre, as mulheres foram queimadas dentro de uma fábrica e por isso comemora-se o Dia da Mulher no dia 8 de março”, disse a professora Edna Maria Guedes. A comerciante Raquel Fidélis também arriscou: “Foram queimadas muitas mulheres porque estavam lutando pelos seus direitos”.

A história teve início no final do século XIX, quando centenas de operárias de fábricas da Europa e também dos Estados Unidos fizeram uma grande greve. A reivindicação delas era por melhores condições de trabalho, redução de carga horária e vários outros motivos. Depois disso, centenas de outros protestos aconteceram, e em um deles, as mulheres foram repreendidas em uma das fábricas têxteis. Neste ato, cerca de 130 mulheres morreram. Apenas em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher, mas só em 1977 que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 8 de março como sendo o Dia Internacional da Mulher.

A luta resultou nas conquistas sociais, econômicas e políticas. Dia 8 de março é um dia de alegria, reservado no calendário só para as mulheres. “Mulher é um ser humano que Deus colocou no mundo para gerar, para ser respeitada, amada e para adorar ao Senhor”, afirmou a cabeleireira Letícia Mônica Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente