HSBC confirma interesse em vender filial no Brasil

Logos do HSBC na sede do banco em Hong Kong, China
Fonte: VEJA.COM

O banco britânico HSBC anunciou nesta sexta-feira que está examinando a possibilidade de vender suas atividades no Brasil, mas informou que até o momento não tomou uma decisão a respeito. "O HSBC confirma que está explorando diversas opções estratégicas para suas operações no Brasil, incluindo uma potencial venda", afirma o banco em comunicado.

O banco destaca que ainda não tomou nenhuma decisão sobre uma eventual operação e também não menciona um valor ou um comprador potencial. O principal executivo do banco espanhol Santander no Brasil, Jesús Zabala, declarou na terça-feira que estudaria a possibilidade de adquirir a atividade brasileira do HSBC.

O diretor de relações com investidores do Itaú Unibanco, Marcelo Kopel, também confirmou na quarta-feira que a instituição está interessada em comprar o HSBC. Contudo, o executivo não deu detalhes sobre valor do ativo e o que vai ser oferecido pela instituição financeira. "Estamos olhando não só essa operação, mas inúmeras no país e lá fora. Ao nosso ver, participamos do processo competitivo, mas pode acontecer que outros bancos sejam mais agressivos", disse, durante uma reunião com analistas e investidores na Apimec-MG. O executivo lembrou que ainda não formalizou a proposta. "Na verdade, estamos seguindo o processo deles. O timing quem dita são eles."

Com cerca de 168 bilhões de reais em ativos, o HSBC é o sétimo maior banco do país, de acordo com dados do Banco Central (BC). Mundialmente, o banco está envolvido em uma série de escândalos e tem apresentado fracos resultados financeiros. Só no ano passado, registrou prejSegundo fontes de mercado, a filial brasileira, avaliada em cerca de 4 bilhões de dólares, estabeleceu como junho o prazo final para envio das propostas e assinatura de um acordo de confidencialidade, que culminaria com a conclusão do negócio em agosto. Além de Itaú e Santander, outras instituições teriam sondado o HSBC, entre elas Bradesco, BTG Pactual, grupos chineses, o espanhol Inbursa e o canadense Scotia Bank.

O banco britânico tem mais de 21.000 funcionários no Brasil e mais de 850 agências no país.uízo de 500 milhões de reais no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio