Pits Stop encerra mobilização contra exploração sexual

Nesta quinta feira, 21, integrantes da SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, Conselho Tutelar, escoteiro Acaris, e outros órgãos de proteção à criança e ao adolescente realizaram um pito stop na faixa de pedestre do Banco do Brasil, distribuindo panfletos,adesivos, bonés e lixeira para carros aos motoristas, com dicas de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.
Albertina, coordenadora do CREAS


Prefeito em exercício, Fernandão  participou do pits stop




Conforme dados obtidos no material divulgado pelos órgãos, a violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou por outra forma de coerção, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Os sintomas para identificar os casos de abusos que ocorrem com crianças e adolescentes são: agressividade, isolamento, aversão ao contato físico, dificuldade de concentração, insônia, medo e a baixa Auto-estima. 

A data é lembrada desde 1973, uma menina capixaba de Vitória no Espírito Santo foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Depois disso o Movimeno em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, após forte mobilização conquistou a data através da aprovação de uma Lei Federal.
Em suas palavras a secretária de assistência , Nara Luíza, destacou o trabalho que a secretaria vem fazendo para de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
"Com a consciência do dever cumprido, chegamos ao final de mais uma campanha de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Mas o trabalho continua durante o ano inteiro.
Após passarmos em todas as escolas e projetos sociais com a equipe técnica do CRAS e CREAS realizando palestras socioeducativas, de promovermos o I Seminário de enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes, de premiarmos os jovens e escolas participantes do concurso curta-metragem, hoje culminamos as nossas atividades com o tradicional Pitstop Educativo na faixa de pedestre do Banco do Brasil com a presença do nosso Vice-prefeito Fernandão.
O alerta foi dado a toda população e as equipes estão disponíveis para atender os casos que venham a ser identificados para que os violadores de direitos venham a ser punidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente