PESQUISA APONTA QUE 92% DOS ACARIENSES APROVAM O SISTEMA DE LIMPEZA PÚBLICA DO MUNICÍPIO


Pesquisa realizada pelo Instituo Agorasei, no dia 7 de junho passado, revelou que 92% dos entrevistados aprovam o atual modelo de limpeza pública trabalhado pela Prefeitura de Acari. Apenas 6% desaprovam e outros 2% não souberam responder. A sondagem ouviu 400 pessoas em todos os bairros e principais comunidades rurais do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Esta aprovação alta da limpeza pública condiz com o passado e o presente da cidade. Há décadas que Acari é conhecida como a cidade mais limpa do Brasil. No mês passado, esta condição foi reafirmada com o prêmio nacional Inova Cidade 2015, do Instituto SmartCity Business America, reconhecendo o município como o mais limpo do Brasil.

Segundo o prefeito de Acari, Isaias Cabral, a consciência da população e algumas ações adotadas pela atual administração contribuíram para a cidade ser reconhecida mais uma vez como a mais limpa do País. A Prefeitura organizou o Lixão local, que estava acumulando os detritos a céu aberto e sem nenhum tratamento. Hoje, são abertas valas e enterrados. E o prefeito diz aguardar o tão sonhado aterro sanitário, que será construído por um consórcio de municípios seridoenses, para acabar com o lixão definitivamente.

Entretanto, a atual gestão tomou uma iniciativa inovadora e que vem chamando positivamente a atenção das autoridades ambientais do Estado. Em parceria com a empresa Pactual criou o projeto “Lixo Zero”, que faz coleta seletiva do lixo gerado pela população. Aliado à coleta foi criada a Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Acari, aproveitando as pessoas que antes ganhavam a vida revirando o lixo sem nenhuma organização e equipamentos de proteção individual. O projeto foi elogiado por Alvamar Queiroz, superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte. “Essa coleta seletiva em Acari é uma saída muito inteligente. O caminho é por aí. É um passo importante, um passo positivo", disse na época o ambientalista.

“A cultura de limpeza do nosso povo vem de um passado distante. Se não fosse esta consciência da população nunca conseguiríamos esse título. Porém, se o Poder Púbico Municipal for omisso de nada adiantará. Por isso que tomamos iniciativas importantes como a criação do Lixo Zero e a organização do Lixão, que se encontrava abandonado por gestões anteriores”, comentou o prefeito Isaias Cabral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio