Conclusão da Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas vai beneficiar 9 mil pessoas

O Secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, visitou a área das obras do sistema adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas. O objetivo da adutora é abastecer o Município de Carnaúba dos Dantas e as comunidades de Juazeiro e Santo Antônio do Cobra, situadas em Parelhas. Serão beneficiadas 9 mil pessoas com água de qualidade.

Mairton esteve na Barragem Ministro João Alves (Boqueirão de Parelhas) onde será feita a captação da água, conferiu a escavação para assentamento dos 400 metros de tubulação que falta para a conclusão do sistema, e visitou a estação de bombeamento.

As obras dessa adutora estavam paralisadas desde janeiro de 2013 e sua retomada foi viabilizada através de um acordo entre o Governo do Estado e a construtora A. Gaspar, no início de julho, para pagamento da dívida, que hoje soma R$ 6 milhões. Para conclusão da obra, o Ministério da Integração (MI) vai financiar R$ 1,1 milhão. “O novo plano de trabalho está protocolado na Secretaria de Infraestrutura, do MI, e a nosso expectativa é que os recursos sejam liberados, ainda esta semana” frisou Mairton.

De acordo com Mairton, a obra deve estra sendo concluída, dentro de sessenta dias. “O término da adutora vai permitir que o município saia do colapso de abastecimento, entretanto é muito importante frisar que a situação do reservatório de Parelhas está se agravando e se faz necessário muita cautela no uso da água” ressaltou.

A adutora tem 25 km de extensão. Será instalado, no reservatório, do açude Boqueirão, um equipamento tipo flutuante com duas bombas submersas para captação de água que passará por uma estação de tratamento (ETA) e depois para uma estação elevatória de água tratada. Nas comunidades de Juazeiro e Cobra serão utilizados os reservatórios já construídos pela Semarh, através do Programa de Convivência com o Semiárido (PSP).
car3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações