Governo quer apoio da Prefeitura de Acari para transformar Hospital Regional em Unidade de Pronto Atendimento

Por Romeu Dantas – Aconteceu nesta quarta-feira (18), na Secretaria de Estado da Saúde Pública, em Natal, uma reunião para discutir um novo formato para o Hospital Regional Dr. Odilon Guedes da Silva, localizado em Acari. O secretário estadual Ricardo Lagreca conduziu a reunião, que contou com a participação do prefeito Isaias Cabral, da secretária municipal de Saúde, Virgínia Lélia; do chefe de Gabinete, Romeu Dantas; dos diretores do Hospital, Victor Hugo Galvão e Graça Cirne, e de técnicos da SESAP.
Na oportunidade, o secretário pediu o apoio da Prefeitura Municipal de Acari para que ela participe como cogestora do novo formato que deverá existir no Hospital Regional. A intenção do Estado é transformá-lo em uma Unidade de Pronto Atendimento com plantões 24h, sem internações. Os técnicos da SESAP justificaram que atualmente, em razão da falta de médicos, o índice de internação na unidade é muito baixa; já o custo para manter o Hospital é bastante alto. Soma-se a isso o fato de existir outro Hospital Regional em uma cidade vizinha, que é Currais Novos.

No modelo de cogestão idealizado pela SESAP, o Município seria responsável por completar a escala médica da unidade. A discussão girou em torno do financiamento, já que a Prefeitura, a exemplo do Governo do Estado, passa por dificuldades financeiras. Ficou estabelecido que uma nova reunião ocorrerá no dia 02 de dezembro. Até lá, Estado e Município estudarão a proposta para trazer à MESA de discussão as condições para que o projeto seja posto em prática.

Parceria

O prefeito Isaias Cabral se mostrou disposto a ajudar no processo de reformatação do Hospital Regional e deixou claro: havendo a parceria, o Município deverá participar da direção da unidade.

Transição

O formato de Unidade de Pronto Atendimento idealizado pela SESAP será uma transição para uma Policlínica, projeto a longo prazo que necessita de maior estrutura, uma vez que deverá oferecer atendimento especializado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente