Mentir no currículo e em redes sociais pode dar cadeia

Falsidade ideoTem gente que acha que pode ser o que quiser no mundo virtual: rico, famoso, inteligente, dono do mundo… Mas, quem pensa assim está muito enganado. Tem gente pegando pesado: não é raro encontrar pessoas declarando cargos e funções que nunca tiveram em redes sociais. Convenhamos, para quem está procurando emprego, certamente esta não é a melhor forma de se apresentar ao mercado.
Para os mais desavisados ou que realmente acham que na internet pode tudo, mentir em currículos ou mesmo em redes sociais – dependendo do caso – além de não ser nada legal, pode levar a sérias consequências penais.
Claro, dificilmente a pessoa vai ser presa apenas por mentir; seja onde for. O mais provável é que o mentiroso tenha que cumprir alguns serviços comunitários e desembolsar um bom dinheiro se a empresa envolvida resolver cobrar danos morais.
Para piorar um pouco a situação, em algumas redes sociais a publicação de fatos falsos pode, por exemplo, configurar um descumprimento dos termos de uso das regras daquela rede social…
A situação é complexa porque não há controle. Se você tem uma empresa e alguém colocar um perfil no Linkedin, no Facebook ou em outra rede social, dizendo que trabalha para você – na verdade, não há muito que você possa fazer automaticamente. O caminho é sempre complicado e passa ou por acionar os sites ou buscar ajuda de advogados. Ou seja: trabalho à vista.
Para quem posta informações falsas, fica o alerta: mentira tem perna curta. E, muito provavelmente, as declarações falsas para se promover terão um efeito contrário. Os riscos são grandes e não valem a pena.

Olhar Digital, UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente