Campus central do IFRN ganha usina de energia solar


O campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN) começou a produzir energia solar. Os geradores fotovoltaicos, que totalizam 825 painéis solares, foram instalados sobre o teto dos blocos das salas de aula. Os campi de Canguaretama, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Currais Novos, Parelhas e São Gonçalo do Amarante já possuem usina de energia solar, além da reitoria do instituto. O campus central fica na Zona Sul de Natal.

Estima-se que a energia gerada suprirá cerca de 11% do consumo, o que representa uma economia de R$ 116,3 mil anual para o campus, como também uma redução de 28 toneladas na emissão de dióxido de carbono por ano.

De acordo com Franclin Róbias, engenheiro eletricista do IFRN, a energia gerada atenderá os condicionadores de ar dos blocos de aulas e o Data Center do Instituto. A energia restante será distribuída para as demais cargas elétricas ou irá para a rede de distribuição da Companhia de Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Neste caso, o medidor da subestação registrará a energia fornecida para a rede externa e será descontada na fatura, gerando mais uma economia. 

“O projeto, além der gerar economia e ser exemplo do uso de energia limpa, vai proporcionar aos alunos e professores o acompanhamento do seu funcionamento - inicialmente os do curso de Eletrotécnica, futuramente de Engenharia de Energia e de Informática”, observa Francisco Antonio de Pontes, diretor de Administração do campus. “Nossa meta é ampliar a produção e nos próximos quatro anos chegar a 50% da energia consumida no campus”.

Os planos são que, em breve, os campi de Pau dos Ferros e Lajes também passem a contar com suas usinas. O instituto foi a primeira instituição pública brasileira a usar micro e minigeradores conectados à rede de distribuição de energia elétrica, conforme Resolução Normativa 482/ANEEL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente