Procura por uma vaga na UFRN caiu 10,6% este ano

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou 42.279 pessoas que solicitaram inscrição em uma das 6.878 vagas dos 107 cursos ofertados pelos cinco campi da instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2016. O número é 10,6% inferior à quantidade registrada ano passado, quando foram contabilizadas 47.282 inscrições.
Resultado do SiSU sai nesta segunda (18). Candidatos devem verificar o resultado no site do Sistema

Resultado do SiSU sai nesta segunda (18). Candidatos devem verificar o resultado no site do Sistema

O resultado do SiSU será divulgado na segunda-feira (18). Os candidatos devem verificar o resultado no próprio site do Sistema. Os aprovados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, na diretoria acadêmica do Campus para o qual se inscreveu.

“Acreditamos que tal redução pode ser atribuída ao fato da exigência do ensino médio completo para a inscrição no SISU 2016, diferente de anos anteriores”, explicou a Professora Maria das Vitórias, Pró-Reitora de Graduação da UFRN. Até quinta (14), o curso de Medicina do campus de Caicó registrava a maior nota de corte da instituição e uma das maiores do Brasil, com 881,40 pontos. A Prograd ainda não possui o consolidado desse número como o maior ponto de corte da UFRN, pois o Sisu ainda não disponibilizou os números.

Já dentre as modalidades de inscrições, 35.959 pessoas concorrem à Ampla Concorrência, enquanto aquelas que solicitaram inscrição através da Lei de Cotas somam 6.320. Já a faixa etária compreendida entre os 17 e 24 anos é a predominante, o que representa 32.383 do total. Dentre os gêneros, 21.561 declararam-se do sexo masculino, enquanto 20.718 declararam-se do sexo feminino.

As matrículas da 1ª chamada para os cursos nos Campi de Natal e Macaíba serão realizadas nos dias 22, 25, 26 e 27 de janeiro. Já a 2ª chamada está prevista para os dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro. O local de matrícula será na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), localizada no Campus Central, na Av. Senador Salgado Filho, 3000.

Já quem passou em 1ª chamada para os cursos ofertados nos campi de Caicó ou no curso multicampi de Medicina deverá efetuar matrícula nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. A 2ª chamada ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. O local de matrícula será no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN, Campus de Caicó.

Matrículas em 1ª chamada nos cursos de Currais Novos ou Santa Cruz serão feitas nos dias 25 e 26 de janeiro. 2ª Chamada será em 16 e 17 de fevereiro. O local em Currais Novos, será no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN da mesma cidade. Já em Santa Cruz, será na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da UFRN.

O horário de matrícula será o mesmo para todos os locais em ambas as chamadas. Pela manhã, das 8h às 11h30 e à tarde das 13h30 às 17h. Para conferir a documentação completa e o dia e turno da matrícula correspondente ao curso em que foi aprovado(a), após a divulgação do resultado na próxima segunda (18), veja no edital disponibilizado pela Pró-Reitoria de Graduação através do site www.prograd.ufrn.br.

IFRN tem Média de 73 inscrições por vaga

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que ofertava 750 vagas em 26CURSOS DE GRADUAÇÃO através do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), recebeu um total de 54.972 inscrições. A média foi de 73 inscrições por vaga. As informações foram fornecidas pela Coordenação de Acesso Discente da Instituição e os dados extraídos do portal de gestão do MEC.

O curso mais procurado do IFRN foi o Tecnólogo em Gestão Pública, do Campus Natal-Central. Com a oferta de 40 vagas, o curso recebeu o número de 7.377 inscrições. Na sequência, Gestão Ambiental, também do Campus Central, com 36 vagas e 6.640 inscrições. O Tecnólogo em Marketing, do Campus Natal-Zona Norte, foi o terceiro mais procurado, recebendo 4.984 inscrições para 36 vagas.

O edital 36/2015 trazia ainda a oferta da primeira engenharia do IFRN. O curso de Engenharia de Energia, com 40 vagas, recebeu 3.559 inscrições. 

MEC fará edição extra para vagas remanescentes
O Ministério da Educação divulgou ontem os números referentes a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada do ano após o encerramento do prazo de inscrições. Foram 2.712.937 pessoas inscritas no processo seletivo. Considerando as duas inscrições que cada candidato pode fazer, esse número vai a 5.275.613. Nesta edição, foram oferecidas 228.071 vagas, 10,9% superior à quantidade disponibilizada na primeira edição do ano passado.

Além das duas edições realizadas anualmente, geralmente nos meses de janeiro e junho o Ministério da Educação deverá realizar uma edição extra do SiSU para o preenchimento de vagas remanescentes. Cerca de 100 mil vagas deverão ser ofertadas. Poderão aderir a esta nova edição, que não tem previsão para início, tanto os participantes do Enem como estudantes de graduação que terão o desempenho acadêmico medido como nota na disputa pelas vagas.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo pretende preencher essas vagas sem aumentar a dívida pública. “Se eu aumento o número de estudantes na universidades, eu aumento o meu repasse. Todas as universidades vão buscar participar. É essa a minha avaliação”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações