Nova Zelândia cancela alerta de tsunami após terremoto

Davi Neto - Internacional
A Defesa Civil neozelandesa cancelou o alerta de tsunami que se seguiu ao forte tremor de 7,6 graus na escala Richter registrado nesta quarta-feira (6) - quinta-feira no horário local. O tremor, próximo ao arquipélago de Kermadec, chegou a provocar ondas de até um metro na região, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, um órgão americano. Ou seja, tecnicamente, houve um tsunami (ondas causadas por um terremoto), mas ele não deve provocar danos.
O site local Stuff.co.nz, informou que o tsunami vai agitar o mar na região, mas sem gerar destruição em terra. O jornal New Zealand Herald, no entanto, afirma que as autoridades mantêm o alerta para que as pessoas fiquem longe da praia nas cidades costeiras do leste do país.
De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o terremoto aconteceu às 7h03 da manhã de quinta-feira (16h03 desta quarta-feira em Brasília). E teve seu epicentro em uma área oceânica a 163 km das ilhas Kermadec, a 913 km de Tonga e a 1.185 km de Auckland, uma das principais cidades neozelandesas.
Segundo o USGS, o tremor ocorreu a uma profundidade de 20 km. Não há informações sobre vítimas.
O controlador da Defesa Civil David Coetzee afirmou ao New Zealand Herald que deve haver "correntes turbulentas" na região, o que representa uma ameaça aos barcos que navegam por ali.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio