EEPIBA realiza jogos interclasses neste final de semana em Acari


A Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo realizará neste final de semana (dias 26, 27 e 28) os jogos interclasses 2012. As competições ocorrerão no palácio Dr. Jorácio Mamede Galvão tendo como organizadores os professores de Educação Física, Mário Sérgio e Maria Linda. Serão realizadas competições de voleibol e futsal.

Veja o que diz o diretor da escola, José Evani da Silva, sobre a importância dos jogos:

A importância dos jogos na educação escolar

No processo de desenvolvimento humano o brincar tem uma importância muito grande. As brincadeiras são o reflexo dos desafios da vida. E é necessário que as Instituições de ensino e organizações que lidam com jovens tenham essa consciência e tragam de volta à vida dos jovens, brincadeiras, dinâmicas, gincanas, jogos e atividades lúdicas em geral.
Nossa obrigação enquanto educador é saber que os jogos e atividade lúdica estão entre os exercícios físicos mais completos de todos, e é também através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. Essa falta de valorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. As Escolas estão esquecendo o verdadeiro sentido das aulas de Educação Física Escolar, os pais cada vez mais opõem seus filhos para brincar dentro de casa, enclausurados em frente ao computador ou jogando vídeo game, isso reflete um aumento significativo do número de jovens obesos e provavelmente futuros adultos sedentários, é importante lembrar também que a causa disso é a violência que atinge cada vez mais a sociedade em um todo, levando aos pais certas atitudes de proteção muitas vezes exageradas.
O jogo é nada mais nada menos, do que um aproveitamento da energia do jovem para a formação de um futuro cidadão de caráter, saúde e inteligência. A educação física quando mencionada por um profissional preparado e correto, ela se torna a ciência de todas as outras do currículo escolar, por que é através dela que conhecemos os alunos como realmente eles são, através de jogos e atividades educativas, que levam o aluno a conviver coletivamente, a produzir conceitos impessoais. Por um interesse próprio, a criança observa a necessidade de obter o máximo de esforço onde uma autoeducação ocorre e supostamente uma reflexão sobre os atos dos companheiros com as suas próprias atitudes dentro da atividade. O objetivo de vencer a atividade vai se tornado cada vez mais, parte do contexto vivenciado naquele momento em que o jogo é colocado em prática, no aproveitamento dessa situação o professor entra com o seu real papel na educação daqueles jovens, introduzindo valores e habilidades que de fato futuramente teremos em nossa sociedade um adulto crítico, de responsabilidades e supostamente preparado para situações difíceis de sua vida, com isso uma formação de um ciclo educacional cada vez mais beneficente para as futuras gerações.
A educação física hoje passa por um processo de mudança bastante significativo, na qual os objetivos mudaram não mais na busca de atletas talentosos e profissionais, por mais que isso ainda faça parte, o real sentido da educação física escolar é a busca de futuros campeões da vida, homens e mulheres que saibam se posicionar perante a sociedade competitiva que vivemos nos dias atuais, e principalmente um futuro líder, seja familiar ou profissional.
Fonte: Romeu Dantas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio