Segundo turno é disputado hoje em 50 cidades do país



O segundo turno das eleições municipais é disputado neste domingo em 50 cidades de todo o País, sendo 17 capitais. No total, mais de 30 milhões de eleitores estão aptos a votar e escolher quem será o próximo prefeito de seus respectivos municípios.

Dentre todos os Estados, São Paulo lidera com o maior número de cidades disputando o segundo turno: 12, incluindo a capital, maior colégio eleitoral do País com mais de 8,5 milhões de eleitores. Na sequência, está o Estado do Rio de Janeiro, com sete cidades, Paraná, onde todos os cinco municípios com mais de 200 mil habitantes terão segundo turno, e Minas Gerais, com quatro disputas. Em apenas cinco Estados nenhum município terá segundo turno: Goiás, Pernambuco, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O partido com maior número de candidatos nesta segunda etapa da votação é o PT, que disputa as eleições em 21 localidades, seguido do PSDB, com 17, o PMDB, com 16, o PDT, com 8, e o PSB, com 7. Considerando apenas as capitais, o PSDB lidera em número de disputas com 8 candidatos, seguido pelo PT com 6. PMDB, PDT e PSB têm três cada.

No primeiro turno, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos: 1.020. Na sequência vieram o PSDB, com 692; PT, com 627; PSD, com 493; PP, com 466; e PSB, com 433. Em termos de população governada, o PMDB continuou na liderança, com 28 milhões de habitantes. O PT veio em seguida, com 21,7 milhões. O PSDB teve 19 milhões, o PSB, 15 milhões, e o PSD, 10 milhões.

O segundo turno é disputado apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos tenha atingido mais de 50% dos votos na primeira etapa do pleito. No primeiro turno, mais de 130 milhões de eleitores puderam votar, mas cerca de 22 milhões, algo em torno de 16%, não compareceram às urnas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequese da crisma realizará importante reunião para os pais ou responsáveis dos crismandos neste domingo

Karla Veruska reúne novos apoios em São José do Mipibu e destaca atuação para região metropolitana

Com aval de Lula, Haddad é confirmado como candidato à Presidência pelo PT