“Nós queremos uma universidade que tenha a autonomia da criação de cursos para a região”, diz Padre João Medeiros


O Padre João Medeiros, professor responsável pela vinda dos primeiros cursos superiores em Caicó literalmente “roubou a cena”, durante a audiência da comitiva seridoense com a governadora Rosalba Ciarlini nesta quinta (28) para discutir a criação da Universidade Federal do Seridó. Falou como se estivesse dentro de uma sala de aula com uma turma de alunos, silenciosos e atenciosos as suas palavras.
Padre João Medeiros reforçou a importância da Universidade Federal do Seridó, caso seja criada oferecer cursos voltados para a região, como gastronomia para valorizar mais ainda a culinária seridoense, bordados, minérios, dentre outros. Seu discurso foi tão valoroso que o Blog faz questão de reproduzi-lo na integra:
6475
"É preciso que tenhamos bem definidos o que nós pretendemos, em termos de cursos, para que não haja redundância. Levei para o Seridó há 40 anos ensino público, levei também para o Seridó o ensino privado e alguns cursos não estão em consonância com a realidade da região. Ao se criar uma universidade para o Seridó, nós devemos ter um espaço que reflita as politicas particulares, governamentais e próprias do Seridó.
Até o dia de hoje eu não conheço nenhum curso no Rio Grande do Norte voltado para o Sal, a extração, a qualidade e a comercialização do sal. Os gaúchos estão mais avançados do que nós, eles tem curso superior de churrasco; na universidade de Caxias eles têm o curso de vinhos. Nós não temos nenhum curso voltado para as nossas regiões. Talvez para Caicó fosse necessário elencar uma série de cursos, para que, não só alavancar o desenvolvimento do Seridó, mas que fosse capaz de sensibilizar os técnicos do MEC.
Como é que nós vamos chegar em Brasília e pedir um curso de Ciências Contábeis, se nós temos em todo lugar? As freiras do Amor Divino estão fechando as faculdades porque oferecem cursos que em qualquer lugar tem. Em Assu tem um curso de Ciências Contábeis a 500 metros de distancia da UERN que oferece o mesmo curso gratuitamente. Então é fundamental que ao elaborarmos tudo isso coloquemos no papel tudo que pretendemos. Isso não vai entrar em rota de colisão com as demais universidades do Estado. Nós queremos uma universidade que tenha a autonomia da criação de cursos. Hoje eu levo mais de quatro anos para ter o credenciamento de um curso de nível superior e quando eu consigo as coisas já estão superadas. Se nós pretendemos um curso de gastronomia para Caicó, que se faça imediatamente. Daqui a pouco vem um gringo ou um chinês e vai dizer que o queijo e a carne de sol de Caicó é da China e vai patentear. Nós pretendemos cursos de gestão de Saúde e cada vez mais são coisas delicadas. Nós queremos um curso que eu chamo de moda, de bordados.
O bordado do Seridó é uma cópia fiel, uma herança de Bruges, na Bélgica. Isso não tem um espaço universitário e acadêmico e é preciso que isso seja aproveitado, porque daqui a pouco vem um cearense, apresentando um bordado genérico do Ceará como se fosse um bordado de Caicó. Eu desafio daqui a dez anos existir um seridoense que saiba o que é aluar, nós temos uma culinária própria e o curso de gastronomia seridoense iria preservar a nossa cultura, a mão de obra e valorizar a engenharia de alimentos.
Estou mostrando pequenos exemplos que devem enriquecer o nosso projeto pedagógico. Claro que o Estado vai colaborar com toda a realidade infra-estrutural e assim por diante, mas os prefeitos devem expressar os seus anseios técnicos. Eu levei para Caicó há 40 anos dez cursos que não vigoraram porque eram cursos alienados para a realidade do Seridó, e nós não queremos que se repita isso. Eu já estou cansado de fundar tanta faculdade e ver fechada. Não convém realmente abrir uma Universidade Federal para amanha ela fechar. É preciso que na verdade nós delineemos toda essa parte técnica que na verdade é mais importante para sensibilizar o MEC. Quem vai analisar esse projeto são os técnicos do MEC, os políticos vão votar mediante um parecer técnico e bem fundamentado”.
Padre João Medeiros
Informação :  Blog Marcos Dantas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente