Primeiro grupo de gestantes encerra atividades no CRAS de Acari

Dezenas de gestantes participaram nesta quarta-feira (29) pela manhã, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Acari, do encerramento das atividades do primeiro grupo de convivência e fortalecimento de vínculosFlor de Lótus. Na ocasião, houve homenagens e a entrega de kits de enxovais confeccionados pelas participantes.

Prefeito Isaias Cabral abrindo o evento (Fotos: Nelder Medeiros)
Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Nara Luiza

Papel do CRAS

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. 

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Grupos do CRAS de Acari

Além do grupo Flor de Lótus, dedicado às gestantes, o CRAS de Acari possui mais 07 (sete) grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. São eles:
  • Grupo Bem Estar: Dedicado ao acompanhamento de idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). A equipe responsável é formada por Ana Célia e Raiane Felícia.
  • Grupo Divas: Dedicado às mulheres abordando diversidade afetiva, religiosa, cultural e social. A equipe responsável é formada por Ana Paula e Paula Érica.
  • Grupo Pérola Negra: Dedicado às mulheres afrodescendentes. A equipe responsável é formada por Ana Célia, Ana Paula, Paula Érica e Raiane Felícia.
  • Grupo Renascer: Dedicado aos usuários de álcool e outras drogas. A equipe responsável é formada por Ana Célia, Ana Paula, Raiane Felícia e Sandra.
  • Grupo Girassol: Dedicado a saúde mental. A equipe responsável é formada por Ana Paula e Paula Érica.
  • Grupo Imaculada: Dedicado às pessoas especiais. Equipe responsável: Ana Célia, Ana Paula, Paula Érica, Raiane Felícia e Sandra.
  • Grupo Cirandinha: Dedicado às crianças de 06 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. A equipe responsável é formada por Ana Paula e Paula Érica.

Maiores informações na sede do CRAS, na Rua da Matriz, nº 69, centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente