'Projeto Segunda Água' beneficiará zona rural de Acari com 28 barragens subterrâneas

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (31) no Municipal Clube, através da EMATER, o 'Projeto Segunda Água', que prevê a construção de 28 barragens subterrâneas na zona rural de Acari. A execução das obras se dará por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Acari, conforme exposição feita pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas. Na ocasião, o prefeito Isaias Cabral garantiu apoio para que as ações beneficiem os agricultores acarienses hoje penalizados com a escassez de água.
Secretário da SAPE-RN, Tarcísio Bezerra Dantas
Prefeito Isaias Cabral
O Projeto Segunda Água se propõe a dar continuidade ao Projeto Primeira Água, que baseia-se na construção de cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, destinadas a famílias e baixa renda situadas na zona rural, e na educação ambiental. Uma vez garantida a água para o uso doméstico, as famílias do semiárido que se encontram em estado de vulnerabilidade alimentar estão aptas a participar do Projeto Segunda Água, que visa acumular água de qualidade para produção de alimentos, com a implantação de tecnologias adaptadas ao semiárido e de fácil aplicação pelo produtor rural pronafiano, cuja propriedade detenha as condições físicas para implantação das tecnologias recomendadas.


Além da construção de barragens subterrâneas, o projeto contemplará renques, barramentos assoreadores, cacimbão, hortas e pomares.

Joana D'arc Pires
Mário do Sindicato
Além do secretário da SAPE, Tarcísio Bezerra, e do prefeito Isaias Cabral, participaram do evento: Raimundo Costa, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Eunice Câmara, representante do IDIARN; Joana D'arc Pires, líder do 'Grito da Seca'; Aristides Bezerra, diretor técnico da EMATER; Mário do Sindicato, representante da FETARN; Titico Araújo, prefeito de Tenente Laurentino Cruz; Fernandão, vice-prefeito de Acari; Leonardo Ferreira, Marineide Alves, Rodrigues de Naldo, Albervânia Medeiros, Wellington Júnior 'Guelão' e Nenilvan Rodrigues, vereadores de Acari; Ari do Hospital, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento de Acari; Carlos Bezerra 'Caíto', chefe do escritório da EMATER em Acari; secretários municipais, representantes da EMATER e de Prefeituras Municipais da região do Seridó, agricultores e população em geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente