Audiência Pública em Parelhas discute possível Federalização da RN 086


Por: Nelder Medeiros

A Audiência Pública aconteceu no Plenário Guiomar Virgílio da Câmara Municipal de Parelhas-RN no início da noite dessa sexta feira (29). Em pauta, uma assunto de suma importância que trará muitos benefícios não só para o município de Parelhas, mas para o Seridó inteiro, a Federalização da RN086, que inicia no sítio Rajada e sai "cortando" até chegar no Estado da Paraíba.


O Prefeito Francisco (PT) destacou o quanto que essa estrada é movimentada e usada por veículos pesados: "Essa estrada foi asfaltada no Governo de Lavoisier Maia, a muitas décadas, e de lá prá cá, essa estrada vem se tornando cada vez mais movimentada...além disso, ela é usada para transportar nossas riquezas em grande caminhões e carretas, nossas produções como: cerâmicas, setor mineral, argila, granito, caulim e outros. Essa estrada não tem estrutura. Falta sinalização e acostamento. Tem alguns lugares nessa estrada onde só passa um carro por vez, em alguns pontilhões, onde várias pessoas perderam suas vidas." Disse. 


O Prefeito de Acari, Isaias Cabral (PMDB), participou representando a AMSO, em nome de Vilton Cunha, presidente. Nas suas falas, Isaias Cabral parabenizou a todos pela iniciativa, que só trará desenvolvimento para a região do Seridó: "Todos estão de parabéns pela iniciativa, é de extrema importância essa federalização da RN 086. Só assim poderemos "escoar" melhor nossos produtos, pois a situação dessa estrada é precária e o tráfego de veículos pesados é intenso. Espero que esse ponta pé inicial seja realmente o início de algo que se tornará realidade."


A federalização da RN 086 só será possível se usar um trecho de pouco mais de um quilômetro e meio, existente próximo ao posto fiscal para ligar as duas federais, assim explicou o Deputado Federal João Maia: "Juridicamente só podemos federalizar uma rodovia que liga uma federal à outra, mas eu só entro numa luta sabendo que vou vencer" Declarou. 


Quem também estava presente era o Diretor do DNIT, o Sr. Walter Fernandes, onde também afirmou que a malha viária precisa realmente ser melhorada, pois o RN não dispõe de outros meios de transportes, como por exemplo, ferrovias.


Vários prefeitos e vereadores do Seridó compareceram para dar o apoio necessário ao projeto, e ficou combinado que primeiramente será dada a entrada de uma solicitação junto ao Governo do Estado para a Federalização da RN086, e posteriormente incluindo no Plano Viário Nacional, além de resolver a interligação de um quilômetro e meio existente na divisa com a Paraíba, justamente para unir as duas federais e juridicamente tornar possível os trâmites legais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente