AMIZADE: PREFIGURAÇÃO DE DEUS

“A amizade nos ensina a superar e a mudar conceitos, ganhando um significado singular”

Se pesquisarmos o significado da palavra “amizade”, encontraremos a seguinte definição: do latimamicus; amigo, que possivelmente derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego. É o relacionamento em que as pessoas têm afeto e carinho por outra, possuem um sentimento de lealdade, de proteção etc. Ainda encontraremos uma passagem bíblica que diz: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.” (Eclo 6,14-17)


A amizade traz consigo inúmeros significados, e cada pessoa a define de um modo. O que torna esse sentimento comum é o amor. Isso mesmo: o amor! Quando nos aproximamos de alguém e começamos a conversar com ele, vamos descobrindo coisas em comum, o que faz com que tenhamos o desejo de conversar ainda mais. A confiança vai nascendo e aquela pessoa, até então estranha, ganha espaço em nosso coração.

Quando você tem um amigo, descobre que nem sempre precisa estar feliz ou sorrindo para ser amado, que mesmo nos dias em que seu céu está nublado, alguém é capaz de soprar as nuvens e lhe trazer novamente o sol. Acredito que a amizade tenha um significado muito particular, a capacidade de nos tornar mais humanos, de nos ensinar a amar, a aprender que é possível ter irmãos que não sejam de sangue, mas sim de coração. E ainda mais: a amizade tem a graça de nos aproximar de Deus, fazendo com que, muitas vezes, nos mortifiquemos em prol do outro, que lhe ofereçamos sempre um colo, mesmo quando o nosso desejo seja ser acalentado.

A amizade nos ensina a superar e a mudar conceitos, ganhando um significado singular. Acredito que UMA AMIZADE , quando é verdadeira, tende a mudar as pessoas, porque aprendemos a amar alguém que, com seu jeito, foi conquistando um lugar em nosso coração e se tornando especial para nós. Talvez você nem saiba, mas os amigos nos aproximam de Deus.

Defino amizade de uma forma bem particular: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na felicidade ou na dor, faça chuva ou faça sol!

Que não percamos o verdadeiro sentido do que é ser amigo e que tenhamos essa certeza: um amigo é uma prefiguração do céu aqui na terra.


Fraternalmente, 
Fabiana Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio