PREFEITURA DE ACARI DISTRIBUIRÁ GRATUITAMENTE COLEIRAS QUE PREVINEM O CALAZAR DOENÇA EM CÃES


Prefeitura de Acari, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará distribuindo gratuitamente coleiras repelentes para cães. Elas evitam a doença do calazar. A ação, que será coordenada pela equipe de zoonoses, acontecerá na próxima sexta-feira (28), a partir das 8h, ao lado do PSF do Bairro Petrópolis. Serão distribuídas e instaladas 250 coleiras.

As coleiras são usadas para proteger os cães contra carrapatos, pulgas e o mosquito transmissor do calazar. O artefato é hoje a única medida eficaz que, comprovadamente, protege o animal da picada do mosquito transmissor. Daí que todos os donos de cães têm a responsabilidade de proteger seu animal e colaborar com a saúde pública do município.

A Secretaria de Saúde já está realizando coleta de sangue nos cães. Os animais serão analisados e acompanhados semestralmente para, de forma mais segura, detectar aqueles que estão infectados com o calazar.

O QUE CAUSA O CALAZAR?

O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações