Assembleia homenageia personalidades que atuam pelas pessoas com deficiência


No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu uma sessão solene para celebrar a data. O evento, proposto pelo deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) e homenageou representantes de entidades do Estado que lutam em favor das pessoas com deficiência.

“É uma honra propor essa sessão, porque é uma causa que sempre fez parte da minha vida, seja por meio de minha mãe Oziene Paiva, que é uma guerreira em seu trabalho na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) de Parnamirim, como também através do trabalho da Assembleia Legislativa, que promove a inclusão social em seu quadro de pessoal”, disse o deputado.

Em seu pronunciamento, o parlamentar citou alguns dados que demonstram a importância da discussão em torno do assunto. Segundo ele, do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. No Rio Grande do Norte, este percentual chega a 27, 46%, sendo o segundo Estado com maior número de pessoas com deficiência.

Por constituir uma parcela significativa da população, diversas legislações foram pensadas para as pessoas com deficiência. “Também estou dando minha contribuição no âmbito do Estado, com o projeto de lei que propõe que as mães de filhos com deficiência, servidoras do Estado, tenham jornada de trabalho reduzida para terem mais tempo de cuidarem de seus filhos. Esse projeto é de autoria da ex-deputada Gesane Marinho, que tenho dado continuidade à luta”, afirmou.

No evento, foram homenageadas pessoas que trabalham na melhoria da qualidade de vida e na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Estado, como Clécia Cortez, Maria de Fátima Baracho, José Odon Abdon, Ronaldo Tavares da Silva, Murilo Barros, Maria Eunice Xavier, Maria José Alves de Lima, Maria Luiza Medeiros, Joiran Medeiros da Silva, Maria Eliete de Araújo, Carmem Lúcia Bernardes da Silva, Glauciane Santana, Sibeli Morais Macêdo, Francisco Xavier Filho, Francisca Lúcia Aquino, Eduardo Luciano Bezerra, José Cardoso de Araújo, Rissandra Bezerra, Éliton Souza Costa, Ivoneide Damasceno, Maria Oziene de Paiva e Márcia Maria Guedes Fernandes.

Em nome dos homenageados, Márcia Maria Guedes Fernandes, da Associação de Pais e Pessoas com Síndrome de Berardinelli do Rio Grande do Norte, parabenizou a Casa e o deputado Carlos Augusto pela iniciativa. “Hoje é o dia de refletir, de reivindicar por mais dignidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Abaixo o preconceito, abaixo a exclusão”, enfatizou.

Ronaldo Tavares, representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, disse que “a homenagem aumenta o compromisso e a responsabilidade de todos que lutam pela inclusão social e melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência”. Décio Filho, representante da Associação de Deficientes Físicos (ADEFERN) solicitou melhorias no atendimento as pessoas com deficiência, como a descentralização do Centro de Reabilitação Infantil (CRI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações