AL discute condições de trabalho e salários de profissionais da Odontologia

As condições de trabalho e remuneração dos dentistas que atuam no Rio Grande do Norte foram temas de audiência pública na tarde desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa. O debate, proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT), reuniu profissionais da Odontologia do estado que criticam os vencimentos e condições de trabalho na rede pública de saúde.

No encontro, os profissionais se queixaram dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também dos salários dos servidores que atuam nas redes municipais e estadual. Para a categoria, é importante que o Poder Público faça um padrão nos vencimentos regionais para que a solução para os baixos salários não fiquem exclusivamente nas mãos do Governo Federal através do SUS.

"Defendemos uma relação local entre o Poder Público e os profissionais. Queremos empenho para que ocorra realmente a valorização. Não há mais espaço para retórica, "disse o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Gláucio de Morais Silva.

No entendimento dos profissionais, é preciso que o SUS implante a carreira única, pagando vencimentos iguais aos profissionais de nível superior, sem a possibilidade de redução dos vencimentos aos que já têm salários superiores. Além disso, os profissionais pedem a regionalização da carreira, estabelecendo um piso para os profissionais no estado.

Para o deputado Fernando Mineiro, os pleitos dos profissionais são justos. Por isso, o deputado se prontificou a agendar uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, para que a possibilidade de regionalização seja discutida, e também sugeriu que o debate sobre a questão seja ampliado com todos os setores para que a sociedade tenha consciência sobre a precarização dos serviços, principalmente nos municípios.

"São coisas que acredito que podemos trabalhar. Não podemos deixar de discutir e cobrar as melhorias, mesmo que isso já seja cobrado há muitos anos. No que puder ajudar, vamos ajudar", comprometeu-se o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado

Festa do Boi começa nesta sexta com Aviões, Simone & Simaria, Luan Estilizado, entre outras atrações