Destruição no CDP de Santa Cruz, RN; veja imagens

Celas do CDP de Santa Cruz não resistiram ao vandalismo; presos destruíram até o teto da unidade (Foto: G1/RN)

Colchões queimados, grades arrancadas, paredes arrombadas, celas destruídas. Até o forro de gesso do teto foi destruído. É o que mostra um vídeo e fotos registradas logo após o fim da rebelião ocorrida nesta quinta-feira (19) no Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, unidade prisional que fica na região Agreste potiguar.

Detentas da ala feminina do Complexo Penal João Chaves se rebelaram  (Foto: G1 RN)

O quebra-quebra só terminou com a intervenção dos agentes penitenciário do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite que pertence à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

A Coape acredita que os presos se rebelaram por causa de uma revista realizada na terça-feira (17), quando vários celulares foram encontrados e apreendidos. Na ocasião, os agentes penitenciários também descobriram buracos abertos nas paredes e evitaram uma fuga. Isso teria revoltado os detentos.

Transferências

Coordenador de Administração Penitenciária, Durval Franco confirmou ao G1 que 56 detentos foram transferidos do CDP. Destes, 28 foram levados para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, 15 para a Penitenciária Estadual de Parnamirim, também na região Metropolitana da capital potiguar, 8 para o Presídio Rogério Coutinho Madruga, vizinho a Alcaçuz, e 5 para Centro de Detenção Provisória de Currais Novos, na região Seridó do estado. "Os presos não podiam ficar em Santa Cruz porque a unidade ficou destruída. Eles arrancaram grades e quebraram as paredes", explicou.

Colchões foram queimados na noite desta quinta-feira (19)   (Foto: G1/RN)

Durval Franco ainda informou que os danos causados à estrutura da unidade serão avaliados nesta sexta-feira (20). "A Secretaria de Infraestrutura do estado deve ir até Santa Cruz ainda nesta sexta para uma visita técnica. O CDP tem 3 celas. Portanto, a reforma deve ser concluída rapidamente", acrescentou.

Do G1 RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente