Caravana de bispos inicia peregrinação rumo ao Rio São Francisco

Aspecto da celebração de acolhimento da caravana em Assu – Fotos: Sidney Silva
Um grupo de bispos, padres e pessoas ligadas às pastorais sociais, organizações da sociedade civil e representantes de universidades e do Governo Federal farão uma visita às obras do Eixo Norte do Projeto de Integração das Bacias do Rio São Francisco, a partir desta segunda-feira (29) até o dia 03 de março. Representando a Rádio Caicó AM, o repórter Sidney Silva está acompanhando a comitiva.
A caravana iniciou o roteiro de visitas, às 7:30 nesta segunda-feira, 29, pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu (RN), pertencente ao DNOCS, com uma Celebração da Palavra e acolhimento da Caravana, na parede do açude.
Estiveram presentes dom Jaime Vieira Rocha (arcebispo metropolitano de Natal), Dom Antônio Carlos (bispo de Caicó), dom Mariano Manzana (bispo de Mossoró), Oswaldo Darci (Secretário Nacional dos Recursos Hídricos), deputada federal Fátima Bezerra, Paula Varela (Agência Nacional das Águas), presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, diretor do DNOCS em Assu, engenheiro Rafael Mendonça de Souza e o diretor geral do DNOCS no Nordeste, Walter Gomes de Sousa.
Segundo o repórter Sidney Silva, a barragem de Assu está atualmente com 487 milhões, 856 mil metros cúbicos de água, o que equivale a 20,3% de sua capacidade hídrica, faltando 16 metros e 18 centímetros para sangrar. Já recebeu 24 centímetros, mas já perdeu 15 cm de água.
De lá, o grupo vai conhecer as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu, onde conversará com as famílias atingidas pela construção, na capela da comunidade Barra de Santana. Na terça-feira (01 de março), a peregrinação segue para a Barragem Engenheiro Ávidos (Boqueirão), no município de São José de Piranhas (PB), sendo um dos reservatórios que receberá as águas do Velho Chico.
Ainda, nessa manhã, conhecerão a Vila Produtiva Rural Cacaré. À tarde, seguirão para o estado do Ceará, onde farão uma visita ao Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati. Do citado reservatório, construído para receber água do São Francisco, partirão os canais que levarão água para a Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda, no Ceará, a caravana conhecerá algumas vilas produtivas.
Na quarta-feira (2), seguirão para Salgueiro (PE). Lá, os integrantes da comitiva irão ao escritório do Ministério da Integração, onde conversarão com representantes da pasta sobre o Projeto da Integração das Bacias. Nesse mesmo dia, conhecerão a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico, em Salgueiro. No final da tarde, irão ao Rio São Francisco, onde acontecerá uma celebração.
A viagem será encerrada na manhã do dia 3, com uma missa, na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE).
Participam da caravana, dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; dom Antônio Carlos Cruz Santos, de Caicó; dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz Ferreira Salles, de Floresta (PE); dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e monsenhor Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). O grupo é acompanhado por técnicos do DNOCS e dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e Reforma Agrária.
Com informações de Sidney Silva e edição de Paulo Júnior 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Ex-secretário confirma pré-candidatura

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado