Desemprego no RN é tema de pronunciamento da deputada Márcia Maia

A mais recente pesquisa do IBGE, que aponta que o RN registra, no momento, a terceira pior taxa de desemprego do País e a segunda do Nordeste, foi destaque no pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão plenária desta quarta-feira (16). A parlamentar disse que o Estado precisa urgentemente de políticas públicas para estimular a geração de emprego e renda.

“Essa pesquisa mostra o percentual de pessoas desempregadas e revela que muitos estão tendo dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. Conseguir um emprego está cada vez mais difícil para jovens e mulheres e é mais um reflexo da crise”, alerta a deputada.

Márcia Maia afirmou também que acompanha, desde seu lançamento no RN, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. A parlamentar disse que a eliminação de postos de trabalho nos setores agropecuário, de comércio e na indústria da transformação são preocupantes. Citou projeto de lei de sua autoria instituindo o programa Primeira Chance, que foi modelo para experiências em outros Estados e sugeriu que a iniciativa fosse retomada.

“Esse projeto dava oportunidade aos jovens e serviu de referência para todo o País. Buscamos adesões nos setores do comércio e do turismo. Infelizmente o programa foi paralisado e agora é preciso que o Governo adote políticas públicas para estimular a geração de emprego e renda, pois estamos numa situação bastante difícil e o reflexo dessa crise atinge pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho para uma vida digna. Esperamos que essas respostas cheguem principalmente aos jovens, com a qualificação profissional para eles e para os que trabalham a fim de se manterem em seus postos de trabalho”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio