Um mês após início de ataques no RN, apenas um presídio tem bloqueador


Do G1 RN

Apontados como motivo da série de ataques registrada no Rio Grande do Norte, os bloqueadores de celular da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) continuam sendo os únicos do sistema penitenciário do estado. Um mês após o início dos ataques, nenhuma outra unidade prisional recebeu a instalação dos equipamentos. No entanto, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foi assinado o contrato para instalação de novos bloqueadores em mais um presídio do estado.

De acordo com o secretário Wallber Virgolino, a próxima unidade a receber os bloqueadores será a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado. Segundo o secretário, o contrato para a instalação dos bloqueadores já foi assinado, no entanto, por questões de segurança, a secretaria não vai divulgar a data da implantação do sistema.

“Os contratos para a instalação de bloqueadores em Alcaçuz já foram assinados, já superamos todos os trâmites burocráticos. Existe uma previsão para que a empresa contratada coloque os aparelhos em funcionamento na unidade, mas ainda não podemos divulgar por motivos de segurança", explicou Virgolino.

Apontado como principal motivo para o início dos ataques, a instalação dos bloqueadores de celular foi tratada pelo Governo do Estado como uma questão essencial para manter o controle do sistema prisional. Durante os ataques, o governador Robinson Faria chegou a afirmar que pretendia instalar os bloqueadores em todos os presídios do estado. No dia 17 de agosto, o governador declarou em um programa de rádio da capital potiguar que pretendia instalar os bloqueadores nas principais unidades prisionais do estado em 30 dias.

Segundo Virgolino, o governo ainda tem o planejamento de instalar os bloqueadores no estado, no entanto, a maioria ainda segue na fase burocrática. “Temos esse planejamento de instalar, pelo menos inicialmente, nas penitenciárias, deixando os CDPs para depois. Mas existe uma série de questões relacionadas a adequação ao orçamento para que isso seja possível”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a implantação do sistema de bloqueadores em Alcaçuz vai custar R$ 59 mil mensais. No caso do PEP, o valor pago pela instalação e manutenção dos bloqueadores é de cerca de R$ 23 mil mensais.

Estande de vendas foi incendiado às margens  (Foto: PM/Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente