15 anos dos atentados 11 de Setembro

Há 15 anos, no dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões comerciais americanos eram sequestrados por terroristas suicidas. Dois deles atingiriam as torres do World Trade Center; um terceiro atacaria o Pentágono, sede do comando militar dos EUA; e o último seria derrubado pela própria tripulação antes de atingir o alvo dos sequestradores. As imagens do ataque, cuja autoria foi assumida pela Al-Quaeda (organização que contou com o apoio dos EUA no combate à União Soviética durante a Guerra Fria) circularam o mundo. No caso da segunda torre atacada, ao vivo.
torres2
Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP, avalia que o mais relevante em relação ao 11 de Setembro de 2001 foram seus desdobramentos. “Obviamente, foi um evento significativo. Foi um ataque ao território dos EUA. [Entretanto,] o mais significativo foi a reação aos ataques”.
torres3
“O 11 de Setembro foi um ponto fora da curva”, afirma Nasser. De acordo com sua leitura, nem antes nem depois do atentado houve uma ação que a ele se equiparasse. Entretanto, a derrubada das Torres Gêmeas foi o fato que possibilitou o surgimento da doutrina de “Guerra ao Terror

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTENDA OS MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU, DATA QUE É FERIADO NO RIO GRANDE DO NORTE

Ex-secretário confirma pré-candidatura

Odon Jr e Anderson realizam Festa da Vitória na próxima terça-feira (11), véspera de feriado