Plenário da Câmara aprova texto-base da Lei Geral da Copa



O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (28) o texto-base da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para a realização do Mundial de 2014 no Brasil, como venda de ingressos e garantias aos patrocinadores.
A votação na noite desta quarta só foi possível graças a um acordo costurado pelo presidente da Casa, Marco Maia, com líderes da base aliada e da oposição. A maioria dos partidos se recusava a votar as regras para a Copa do Mundo enquanto não fosse definida uma data para análise do projeto que modifica o Código Florestal. Para garantir um entendimento, Maia se comprometeu a votar a nova lei ambiental em abril.
O relator da matéria, deputado Vicente Cândido (PT-SP), alterou texto aprovado em fevereiro pela comissão especial a fim de excluir artigo que autorizava expressamente a venda de bebida alcoólica nos jogos da Copa.
O projeto aprovado em plenário nesta quarta apenas suprime artigos do Estatuto do Torcedor que proibem a venda de bebidas nos estádios.
Com isso, segundo Cândido, estados que vetam álcool com base em interpretação do estatuto passarão automaticamente a liberar a venda. No entanto, de acordo com o deputado, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) terá que negociar a liberação com governos estaduais que possuem leis próprias ou acordos com o Ministério Público para proibir a comercialização.
Depois da aprovação do texto principal, os deputados começaram a votar os destaques (propostas de alteração) à matéria. Um desses destaques foi rejeitado por 237 votos a 178 - de autoria do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), proibia a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Depois de concluída a votação dos destaques, a proposta seguirá para o Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequese da crisma realizará importante reunião para os pais ou responsáveis dos crismandos neste domingo

Padre Enoque celebra os seus 25 anos de ordenação sacerdotal

Karla Veruska reúne novos apoios em São José do Mipibu e destaca atuação para região metropolitana