No RN, Detran divulga calendário de pagamento da taxa de licenciamento

Motoristas enfrentaram congestionamento na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal (Foto: Thyago Macedo/G1)O Detran do Rio Grande do Norte divulgou nesta segunda-feira (28) o calendário 2016 da taxa de licenciamento de veículos. O valor do imposto não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte. Os períodos de pagamento da taxa são definidos pelo final da placa de cada veículo e começam em fevereiro.

A tabela indica que o primeiro grupo a efetuar o pagamento é o dos veículos com finais de placa 1 e 2, com datas de quitação da taxa até os dias 16 e 17 de fevereiro, respectivamente. O calendário tem seu término no mês de julho com os carros com final de placa zero. A Coordenadoria de Registro de Veículos do Detran alerta que a validade dos documentos 2015 começa a se vencer em setembro de 2016. 

No mês de janeiro, os contribuintes começam a receber nas suas residências, através de uma única correspondência, os boletos relativos ao licenciamento, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT). Os boletos também estarão disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran e informe a placa e o número do Renavan do veículo. Já os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, informando CPF e sem precisar do boleto bancário.

A taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores angariados são utilizados na manutenção física das instalações do órgão e nas ações empreendidas pela instituição. Segundo dados do setor de estatística do Detran, há 1.106.600 veículos registrados no Estado, sendo Natal (369.687) e Mossoró (133.592) os dois primeiros municípios no ranking de maior quantidade absoluta de automóveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURRAIS NOVOS: Jogador campeão pelo o Potyguar foi preso acusado de furtar um violão

TSE decide por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula a presidente

Mandato do Vereador Girlene Edson promove palestra com a temática do Suicídio